quarta-feira, 3 de julho de 2013

Remover extensão "mais" maliciosa ainda: SelectionLinks !

Recebemos vários comentários na publicação anterior que tratou da remoção das extensões maliciosas: Chrome Service Pack e Mozilla Service Pack e alguns leitores relataram um tipo de complemento/extensão para navegadores, que não permite remoção conforme explicamos no artigo, pois a opção de "desativar" está desabilitada.

Até então não tínhamos nos deparado com esse tipo de situação, inclusive, pedimos para nos enviar, por exemplo, o site que acessou, o programa que instalou, ou o anexo do e-mail que recebeu, enfim, o que supor ter sido o causador do problema, afim de que possamos reproduzir a situação, examinar e possivelmente solucionar e disponibilizar a solução aqui no blog.

Desse modo que recebemos do leitor "Orlando Falcone" comentário, informando-nos a impossibilidade de remover uma extensão nomeda de SelectionLinks e que seu navegador (Google Chrome) exibe a mensagem de que essa extensão é sinalizada como maliciosa ou malware. Além disso, recebemos também do "Patrick Muños", comentário logo acima com situação semelhante, senão for idêntica.

Sendo assim, pesquisamos e localizamos o "programinha" no seguinte site:
http://www.selectionlinks.com/ (Pode entrar, só não clique no botão "download now") 

Lá encontramos em inglês, descrição da ferramenta e sua proposta de funcionalidade, que é de oferecer um acesso rápido aos sites de pesquisas (search engines), aonde o usuário, ao navegar  numa determinada página da WEB, seleciona (highlight: destaca) uma palavra(s) ou frase(s) e acima da seleção, o aplicativo exibe um menu com links que encaminham o texto destacado para os buscadores, como na imagem a seguir:
Exemplo do SelectionLink
Diríamos que a proposta até que é interessante e útil, mas o aplicativo vem acompanhado de uns "presentinhos" um tanto que indesejados, que são: aparecimento de banners de marketing em páginas que se navegam e abertura automática de janelas do navegador com propaganda de produtos:

Exibição de propagandas no Youtube.
Tal comportamento no mínimo incomoda o usuário, contudo, consomem recursos desnecessários de processamento, memória e banda da internet. Além disso, ele instala extensões nos seguintes navegadores:
Chrome, Firefox e Internet Explorer, com a opção de remoção desabilitada:
Não é possível remover a extensão através do navegador
Assim, para remover as extensões é preciso desinstalar o aplicativo no próprio sistema operacional, que pode ser através do "Adicionar ou remover programas" localizado no painel de controle.
Para isso, clique no menu "Iniciar" (1) e digite "remover programas" no campo de pesquisa (2).
Quando encontrar, clique então no "Adicionar ou remover programas" (3)
Adicionar ou remover programas
Na lista de programas de programas e recursos, encontre o programa SelectionLinks (1). Clique nesse item, depois clique em "Desinstalar/Alterar" (2):
Desinstalar SelectionLinks
Quando terminar a desinstalação, o botão "Close" estará clicável. Então, clique nele para fechar a janela e concluir:
Desisntalação completada
Por fim, abra o navegador e confirme se a extensão foi excluída realmente:
Extensão removida com sucesso
Podemos ainda ressaltar, que essa dica pode valer também para qualquer outra extensão que apresentar a mesma indisponibilidade de remoção através do navegador, ou seja, a remoção se faz localizando um desinstalador em "Adicionar ou remover programas" disponível do painel de controle do Windows.

6 comentários :

  1. Olá, eu fiz esses passos que você passou, mas eu não encontro a extensão instalada como programa no meu computador. O nome dela é ''Facebook Service Pack''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pelos passos da publicação anterior não deu também?
      Publicação: http://juliozuppa.blogspot.com.br/2013/03/remover-extensao-maliciosa-chrome.html

      Excluir
  2. Realmente esse Facebook Service Pack já tentei de tudo e não acho como tirar.. aff

    ResponderExcluir
  3. Depois de horas procurando, consegui remover.. através desse link http://productforums.google.com/forum/#!topic/chrome-pt/px_Uxt1zjFI%5B1-25-false%5D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum que bom, então, obrigado por compartilhar... Valeu!

      Excluir
    2. http://juliozuppa.blogspot.com.br/2013/07/remover-extensao-do-chrome-sem-opcao-de.html

      Excluir